terça-feira, 24 de maio de 2011

Entrevista com o narrador Milton Leite!

Olá MILTON LEITE, tudo bem? É um prazer para o Blog Mundo Azul está realizando uma entrevista com um grande narrador de futebol como você.

Onde começou sua carreira? Em que ano? Fale um pouco sobre sua carreira, e como foi ter chegado a uma TV como a sportv.

Comecei minha carreira no Jornal de Jundiaí, em 1978. Na cidade, onde morava, trabalhei em outros jornais e emissoras de rádio. Em 87, fui trabalhar no jornal O Estado de S. Paulo, depois em 90 fui para a Rádio Jovem Pan. Ali, junto com a rádio, comecei a trabalhar na Jovem Pan TV, que foi o local onde comecei a narrar esportes em TV. Em 95, fui para a ESPN-Brasil, onde permaneci durante 10 anos. Entre 2004 e 2005, paralelamente ao trabalho em TV, fui diretor de redação da Rádio Eldorado AM. Em abril de 2005, assinei meu primeiro contrato com Sportv/TV Globo.

Como você diz em várias entrevistas, você nunca sonhou em ser jornalista esportivo. Como veio o convite para se tornar narrador? Na hora ficou em duvida?

Na verdade, me preparei para ser jornalista, independentemente da área. Trabalhei com variedades, economia, geral, muitas outras coisas. Quando estava na Rádio Jovem Pan, onde apresentava um programa de variedades, a empresa estava iniciando o projeto da Jovem Pan TV. O pessoal da rádio foi chamado para as transmissões experimentais. Fui, primeiro, para ser apresentador, mas um dia precisaram de um narrador, me testaram e não sai mais. As oportunidades na Jovem Pan TV surgiram porque as pessoas sabiam da minha paixão por esportes.

Milton você tem uma história no rádio, como narrador esportivo, como foi o inicio da sua carreira? Porque não deu uma sequencia também como narrado esportivo em rádio?

Na verdade, no rádio, minha história como narrador esportivo é muito pequena. Aconteceu só durante um pequeno período quando ainda trabalhava em Jundiaí. Transmiti muito futebol amador lá na cidade e algumas partidas do Paulista, o time profissional da cidade, mas durou menos de um ano. No rádio sempre achei que seria mais um, minha chance de conseguir um espaço mais destacado era mínima. Cheguei a receber um convite na época da Pan, mas eu seria o quarto na hierarquia.

Você está trabalhando em TV fechada a mais de 15 anos, Gostaria de transmitir pela TV aberta? Se fosse para sair do SPORTV, gostaria de ir para a Globo ou Band?

Já estou transmitindo na TV aberta. Já fiz muitos eventos de modalidades olímpicas na TV Globo, no ano passado estreei no futebol, com dois jogos, e este ano estou fazendo os jogos da Liga dos Campeões. Tenho contrato com a Globo até 2015.

Você concorda que a TV tira os torcedores dos estádios? Qual é a solução para os estádios ficaram cheios?

O que tira torcedor do estádio é jogo ruim, é a falta de grandes jogadores por aqui. Basta ver o que aconteceu com o Corinthians quando Ronaldo veio para o Brasil. E sempre que o jogo vale e os times estão bem, o estádio lota.

"Que beleza" e "Meeeeu Deus" “ A BATIIIDA”. Quando surgiram esses bordões?

São expressões que sempre usei no meu dia-a-dia, um dia entraram nas transmissões, fizeram sucesso, ficaram. Mas os bordões são só uma parte, a menos importante, das minhas transmissões.

O novo horário de 21H aos sábados é interessante para quem?

Segundo diz a CBF é para tentar negociar pacotes com a Ásia, por causa do horário de lá. O pay-per-view também se beneficia.

Como veio a idéia de escrever os livros “As melhores Seleções Brasileiras de todos os tempo” e “Os 11 Maiores Centroavantes do Futebol Brasileiro”?

Fui convidado pela direção da Editora Contexto e como sempre gostei de escrever e fui ser jornalista por causa disso, fiquei feliz e desenvolvi os dois projetos paralelamente ao meu trabalho na TV.

Pretende escrever outros livros depois do sucesso de “As melhores Seleções Brasileiras de todos os tempo” e “Os 11 Maiores Centroavantes do Futebol Brasileiro”?

Embora não haja nenhum projeto em andamento, gostaria muito de ter novas oportunidades. Mas depende muito mais do interesse das editoras do que da vontade pessoal.

O que está achando da preparação dos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014?

Se você se refere aos preparativos de organização do Mundial, acho que estamos muito mal. Corremos o risco de passar por um vexame internacional ou, o que é mais provável, ter que gastar muito mais do que estava previsto, para conseguir realizar as obras em tempo recorde e cumprir os prazos.

O Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014, entretanto não tem se mobilizado para a construção dos estádios, e com isso a FIFA tem feito duras críticas a CBF e ao país. Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Minha opinião é que corremos o risco dar um vexame internacional.

Vem ocorrendo alguns boatos de que a FIFA quer mudar a copa para a Alemanha. Qual sua opinião sobre isso?

Esses boatos, em geral, surgem para pressionar o país sede. Com a África aconteceu a mesma coisa. Sempre fui contra a realização da Copa e dos Jogos Olímpicos por aqui. Porque se temos esse dinheiro todo para gastar com as competições, deveríamos ter também para resolver nossos problemas de Saúde,. Educação, Transportes, moradias... Mas agora que o país assumiu o compromisso, deve se esforçar para realizar direito. Sem gastar exageradamente, o que parece difícil de não acontecer.

Um dos principais, senão o principal evento futebolístico dos próximos anos será a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Qual a sua opinião a respeito da Copa do Mundo? Vê como um fator de possível desenvolvimento, ou como uma possibilidade de mascarar os problemas sociais existentes?

Deveria ser, mas o exemplo dos Jogos Pan-Americanos no Rio faz a gente desconfiar de que muita coisa que foi prometida como legado não estará pronta. Até porque a população brasileira não tem a consciência de fiscalização que deveria ter. Os meios de comunicação fazem o que é possível para denunciar, mas parece insuficiente.

O Brasil tem que tomar muito cuidado com a questão da segurança na Copa de 2014, principalmente Rio de janeiro e São Paulo, que são falados como os estados mais perigosos do país? Você acha que isso pode prejudicar a vinda de torcedores ao Brasil?

Não acredito. A África tinha índices muito piores do que o Brasil e não aconteceu nada. O Brasil já tem uma vocação turística que atrai muita gente e a Copa vai certamente servir como chamariz para mais gente vir. E a experiência do Pan mostrou que nesses grandes eventos, como a segurança reforçada, as previsões pessimistas não se confirmam.

A maioria dos jornalistas está dizendo que o Mineirão está muito avançado nas obras para a copa de 2014, você acha, que o Mineirão tem condição de receber o jogo de abertura, da copa de 2014?

Esta é uma questão muito técnica. Não sou engenheiro para saber qual estádio vai ficar pronto ou não a tempo. Como estádio tem todas as condições. Mas a escolha é mais política.

Qual seu time de coração? Acha importante os jornalistas esconder seus time de coração?

Não revelo por uma questão de segurança. Os estádios são praças de guerra. Sem revelar somos hostilizados em muitos lugares, imagine revelando.

Quais é seu objetivo como narrador que você ainda não conseguiu realizar? Ainda pretende alcança–los?

Se deixar de colocar metas na minha carreira, certamente vou desanimar e aí seria melhor procurar outra coisa para fazer. Quero continuar indo aos grandes eventos, quero conseguir na TV aberta o mesmo resultado que obtive na fechada.

Cite um fato marcante na sua carreira, cite um fato engraçado na sua carreira também! Qual dica você daria para alguém que quer se tornar Narrador esportivo?

Sou péssimo de memória para lembrar de episódios. Fatos marcantes são as finais de Copa do Mundo que transmiti, as grandes provas de Jogos Olímpicos... Quem quiser ser narrador, primeiro deve pensar em ser um bom jornalista, estudar muito, estar informado não só sobre futebol...

Deixa uma mensagem para os leitores do blog!

Agradeço muito a atenção de todos e um grande abraço.

Foi um prazer para o @Blog_MundoAzul estar lhe entrevistando!

5 comentários:

Anônimo disse...

Parceiro, parabéns pela entrevista.
Milton Leite é um dos melhores e mais completos narradores esportivos do Brasil.
Abs
Carlos H.

@LuizGustavoCEC disse...

Valeu!

Marry Vianna disse...

Goosteei....Ja tinha ouvido falar nele, mais não o conheciiaa tantoo...Muito Boom, Parabééns

@LuizGustavoCEC disse...

Valeu Marry *-*

Jose Carlos- Vitoria-ES disse...

Maravilha pela entrevista com o melhor narrador do Brasil, seja na Tv fechada ou aberta.Um grande abraco Milton Leite.

Postar um comentário

 
Design by | Bloggerized by Lasantha