quinta-feira, 16 de junho de 2011

Você Sabia? (2)


Nosso amado clube foi fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália. Em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Sendo assim por uma semana ele se passou a chamar Palestra Mineiro e posteriormente YPIRANGA. 

Finalmente, no dia 7 de outubro de 1942, em uma reunião entre sócios e dirigentes, foi aprovado o novo nome: Cruzeiro Esporte Clube. Uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul, o nome do maior time de futebol de Minas Gerais foi sugerido pelo ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.


CURIOSIDADES

Vocês sabiam que a maior goleada em Campeonato Mineiro é do Cruzeiro?

Atualmente, quatro recordes estabelecidos pelo Cruzeiro (Palestra Itália) no Campeonato Mineiro ainda permanecem intactos após 71 anos. Estas marcas aconteceram no Campeonato de 1928, quando o Cruzeiro aplicou a maior goleada da história da competição ao bater o Alves Nogueira, de Sabará, pelo placar de 14 a 0. No entanto, este recorde vem sendo dividido com o América M.G, que também bateu o Palmeiras, de Belo Horizonte, pelo mesmo placar no mesmo Campeonato de 1928.


Vamos as outras marcas:

1) Ninão: o maior artilheiro da história do Campeonato Mineiro.
Outra marca estabelecida pelo Cruzeiro em 1928 foi o da artilharia. Naquele Campeonato, o atacante cruzeirense, Ninão, marcou 43 gols tornando-se o maior goleador da história do Campeonato.

2) Ninão: o maior artilheiro em uma só partida
O atacante João Fantoni, o Ninão, também estabeleceu uma marca mundial no Campeonato de 1928, quando marcou 10 dos 14 gols da histórica goleada do Cruzeiro sobre o Alves Nogueira.

3) O melhor ataque de todos os tempos:
No mesmo Campeonato o ataque campeão do Cruzeiro que era formado por Piorra, Ninão, Bengala, Armandinho, Zezinho assinalou 99 gols em 15 partidas perfazendo uma média de 6, 6 gols por partida. A maior marca da história do Campeonato.

4) A melhor defesa
No Campeonato de 1969 o Cruzeiro levou apenas 6 gols nas 30 partidas que disputou perfazendo uma média de 0,2 gols por partida. Foi a melhor marca alcançada pela defesa do time em toda a história da competição. Os protagonistas deste feito foram Raul, Pedro Paulo, Raul Fernandes, Mário Tito, Fontana, Darci, Wanderley e Neco.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by | Bloggerized by Lasantha