sexta-feira, 15 de abril de 2011

Plebiscito já no futebol. Vota ai!

Serei polêmico sim. Até porque o assunto em questão é bastante, gerando a cada pesquisa mais dúvidas e dúvidas na cabeça do torcedor/eleitor.

Por que não aproveitar o plebiscito da proibição, ou não, da venda de armas no Brasil e acrescenta na cédula mais uma pergunta: - Qual o time do seu coração?

Fui buscar na literatura política o significado de plebiscito já usado na Roma antiga pelos pebleus como voto ou decreto nos comícios. plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

No caso do futebol, para saber quais as maiores torcidas do Brasil, não seria para virar uma lei, mas para medir o tamanho de apaixonados por esse ou aquele time, fazendo agitar o mercado publicitário, como estamos vendo no momento de renovação de contrato com Tv. Verdadeiras fortunas para o nosso futebol, sendo oferecidas aos mais amados.

As pesquisas, até hoje apresentadas, se desmentem a cada nova aferição. Torcedores, jornalistas e até o Papa em Roma, ficam de cabelo em pé, acham graça dos números e fazem outra piada a seguir. De uma pesquisa para a outra mais recente, clubes como Flamengo, são capazes de perder milhões de torcedores, mesmo campeão brasileiro em dezembro e a amostragem apresentada em fevereiro. Foram assim os números comparativos do Ibope/Lance, recentemente.

Mario Filho, nos anos 30/40 fez uma campanha publicitária para saber através de um certo produto quem tinha mais torcida na Guanabara. Daí então, tentamos chegar perto de certos percentuais e responder perguntas sem respostas para muitos.

Na urna eletrônica, no voto secreto, como determina a lei eleitoral, o torcedor/eleitor,a partir de 16 anos, escolheria seu time de coração na sua cidade, no seu estado e em nível nacional. É uma sugestão. Poderíamos ter outras opções.

Penso assim, afinal vivemos no país do futebol. E saber quais são as maiores torcidas é tão importante quanto conhecer a capacidade do Brasil em gerar empregos.

E lógico, com direito ao horário de propaganda eleitoral no rádio e na Tv. Seria a maior audiência. Craques de ontem e de hoje, fazendo corpo-a-corpo, distribuindo santinhos e prometendo times imbatíveis logo após a eleição.

Nesse cenário, certamente, não existiriam, boca-de-urna, eleitor indeciso, votos nulos, brancos e abstenções. O amor pelo seu time e sua grandeza arrastariam você até a zona eleitoral. Pense nisso e opine por favor. E se quiser, pode me chamar de torcedor maluco!

Texto escrito por @wellingCampos

3 comentários:

Fábio F. Monteiro disse...

Seria uma ideia legal mas acho que não seria mto bem vista pela população. O povo já é obrigado a votar e um plebiscito sobre futebol iria causar até irritação... mesmo que as pessoas não sejam obrigadas a votar...
Talvez buscar alternativas, como recenseamento, por exemplo...

Dhy Oliveira disse...

É um pouco complicado, nem todos os torcedores "torcem" a ponto de ir a uma urna votar em seu time... Uma ideia muito boa, mas a reação da população vai ser uma surpresa.
Concordo com a ideia, iria votar sim, não concordo em dizer que A ou B é a maior torcida se mesmo com uma votação com certeza não será possível saber o número exato de torcedores.
Acho que a esse respeito é meio "impossível" fazer algo.

Luisa Lisandro disse...

Muito bom o texto, e eu como uma cruzeirense apaixonada apoio e acho bacana a ideia, mas como a Dhy Oliveira disse, não são todos os "torcedores" que torcem a ponto de ir a urna votar em seu time... mas sei lá, acho que não resolveria muita coisa não, porque mesmo votando os "vira-folhas" existiriam do mesmo jeito, e os que votam por votar (como infelizmente acontecem na escolha de nossos comandantes ) fariam sua escolha aleatoriamente.

Postar um comentário

 
Design by | Bloggerized by Lasantha