quarta-feira, 6 de abril de 2011

RICARDINHO - O MOSQUITINHO AZUL


Ricardo Alexandre dos Santos, mais conhecido como Ricardinho, e conhecido pelos Cruzeirenses, como o Mosquitinho Azul, é um ex jogador de futebol, atuava como volante, foi Ídolo da torcida Cruzeirense na década de 90 e 2000 e é o recordista de Títulos com a camisa celeste, São 15 títulos com a camisa do Cruzeiro.

Ricardinho iniciou sua carreira no Cruzeiro em 1992 ficou até 2002 nesse longo perigo o Mosquitinho Azul fez 411 partidas e fez 45 gols pela equipe celeste, e conquistou 15 títulos, entre eles Copa Libertadores e duas Copas do Brasil, e ainda recebeu a bola de Prata da revista placar por duas vezes em 1996 e 2000. Depois se transferiu para o futebol Japonês, por onde permaneceu até 2006, no Futebol Japonês Ricardinho jogou por Kashiwa Reysol, Kashima Antlers, e na temporada de 2007 Ricardinho voltou ao Cruzeiro e fez 28 partidas e apenas 1 gol pela equipe celeste, e em 2007 se transferiu para o Corinthians fez 13 partidas e não marcou nenhum gol, Pela seleção Brasileira Ricardinho fez 3 partidas e não marcou nenhum gol.

Ricardinho um volante de muita pegada e de um chute muito forte, esse era o ídolo da China Azul, Ricardinho jogou pelo Cruzeiro durante muito tempo, e ganhou muitos títulos, o principal deles foi a Copa Libertadores da América de 1997 e as Copas do Brasil 1996 e 2000.

A primeira temporada de Ricardinho pelo Cruzeiro no profissional em 1994, Ricardinho se sagrou campeão Mineiro, e em 1995 Ricardinho foi campeão da Copa Master da Supercopa e Copa Ouro, Copa Ouro foi um torneio oficial da Conmebol disputado entre 1993 e 1996 (com exceção de 1994, com a parada para a realização da Copa do Mundo), pelos campeões da Copa Conmebol, Copa Master, Da Supercopa, Supercopa Sul- Americana e Copa Libertadores. Em 1996 Ricardinho conseguiu o título do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, e em 1997 Conquistou outra vez o Campeonato Mineiro e a Copa libertadores da América, Em 1998 Ricardinho conquistava pela quarta vez o campeonato Mineiro e a Recopa Sul americana, Em 1999 Ricardinho se sagrou campeão da Copa dos Campeões mineiros e Copa Centro Oeste, em 2000

Ricardinho se sagrava bicampeão da copa do Brasil pelo Cruzeiro.

Em 2002 Ricardinho se transferia para o futebol Japonês e deixava milhões de torcedores na expectativa de ver o ídolo voltar a jogar no Cruzeiro novamente, Ricardinho que se transferiu para o Kashiwa Reysol, Onde não conseguiu conquistar nenhum titulo, até porque não era o time mais popular do Japão, Ricardinho permaneceu no Kashiwa Reysol até 2004, Em 2005 O Mosquitinho foi negociado com o Kashima Antlers um dos times mais conhecidos do Futebol japonês, foi lá que Ricardinho conseguia seu primeiro titulo depois de sair do Cruzeiro, Ricardinho conquistava a Copa A3 Mazda. Em 2006 Ricardo voltava ao Kashiwa Reysol por onde permaneceu só até Dezembro de 2006 e voltava ao Cruzeiro em 2007.

Ricardinho em sua segunda passagem pelo Cruzeiro não foi muito bem, até porque o time não era muito bom, Cruzeiro não tinha grandes jogadores, e a responsabilidade pesava em cima de Ricardinho, por ser o mais experiente e o Ídolo da China Azul, na temporada de 2007 o Mosquitinho Azul fez 28 partidas com a camisa 5 estrelas e marcou apenas um gol, acabava ai um ciclo de longo período mais de 15 anos no Clube Celeste, e vários títulos pela equipe celeste, no Total foram 15 títulos com a camisa do Cruzeiro.

Sem terminar o ano pelo Cruzeiro, em 2007 ele se transferia para o Corinthians onde disputou 13 partidas e não marcou nenhum gol, Em 2008 Ricardinho decide se aposentar do Futebol, Não conseguindo repetir as atuações de antigamente, o jogador decide a aposentar com apenas 32 anos.

RICARDINHO MEU PRIMEIRO ÍDOLO DO FUTEBOL, MOSQUITINHO AZUL.

5 comentários:

Unknown disse...

q curriculum invejável

ta doido

ass.:

COMUNIDADE DO CRUZEIRO

Mosquitim disse...

meu primeiro idolo sem mais

Vinicius de Castro disse...

Ricardinho fez história com a camisa do Cruzeiro... Símbolo de raça e amor a camisa...

Unknown disse...

Esse era foda!! Lembro de um gol dele que me tirou o ar... foi contra a Portuguesa-SP, Brasileirão 1995 ou 96, algo assim... uma cobrança de falta pouco depois da linha do meio campo, do lado esquerdo. A bola fez uma curva estranha e perdeu peso de repente, encobrindo o goleiro!! O que mais me marcou da passagem dele pelo Cruzeiro foi esse gol. Inesquecível!!

jorge disse...

caraca esse foi um dos melhores jogadoes que jogou no cruzeiro .qualidade tecnica chutava bem maracava pra caramba fazia gol ,esta entre os dez do cruzeiro pra mim

Postar um comentário

 
Design by | Bloggerized by Lasantha